domingo, fevereiro 08, 2009


PLASMA X LCD










Um dos episódios do programa humorístico “A Grande Família” apresentou uma cena interessante: a atriz Marieta Severo, matriarca do clã, Dona Nenê, confessou que o seu grande sonho de consumo era uma TV nova. Até aí, nada de anormal; o engraçado é que ela recitava repetidamente que não era uma TV qualquer, era “uma TV LCD de 42 polegadas com conversor digital embutido”.

Difícil imaginar que todas as mães brasileiras tenham essa decisão assim, tão pronta, em suas mentes. Indo mais além, daria até pra arriscar que praticamente 90% daqueles que querem uma TV nova, dessas fininhas, não fazem a menor idéia do que devem procurar na hora de fechar a compra. Pra ajudar você que já se decidiu por empenhar o seu dinheiro numa TV nova, a gente montou aqui um guia rápido sobre qual o melhor modelo pra sua casa e sua família: Plasma ou LCD?

Características Gerais:

LCD

Utiliza tecnologia de cristal líquido.
Suas telas variam de 19 até 70 polegadas.
Vida útil de aproximadamente 15 anos (100 mil horas de uso).


PLASMA
Utiliza o plasma, que é um gás, para iluminar
Suas telas variam de 32 até 103 polegadas.
Vida útil de aproximadamente 15 anos (100 mil horas de uso).

Pontos Positivos:

LCD
Tela com menos reflexos.
Cores mais vibrantes.
Branco mais branco.
Imagem nítida e clara.
Menor consumo de energia.


PLASMA
Telas maiores.
Cores mais profundas.
Preto mais preto.
Mais barato que o LCD.
Menor tempo de resposta.


Uso Recomendado:

LCD
Lugares onde você não consiga controlar a iluminação.
Videogames
Conexão com computadores.

PLASMA
Lugares onde você consiga controlar a iluminação.
Cenas agitadas e videogames.
Esportes e filmes.

Conclusão:
Após fazer a comparação entre o LCD e o Plasma, podemos ver claramente que as duas tecnologias têm suas vantagens e particularidades.

É importante frisar que durante muito tempo alguns mitos rondaram as duas tecnologias, como:

- “Plasma dura menos”; mentira - as duas tecnologias têm o mesmo tempo estimado de vida, que supera bastante o tempo de vida das antigas TVs de tubo.

- “Essas TVs queimam a imagem na tela”; mentira - na verdade, isso só acontece se você deixar uma única imagem estampada por horas na sua TV. Por isso mesmo que muitos canais têm seu símbolo translúcido, de forma que não fique queimado na tela.

- “LCD é melhor que o Plasma”; mentira - ele só é mais caro, mas dependendo da sua utilização, as TVs de plasma são tão boas ou até melhores que o LCD.

Um bom exemplo do que pode ajudar você a se decidir entre Plasma ou LCD é pensar justamente em como cada uma delas funciona. De maneira bem simplificada, o LCD funciona com um conjunto de pequenas lâmpadas com as cores Verde, Vermelha e Azul, que são bloqueadas na combinação exata para produzir a cor desejada. Isso faz com que o LCD tenha um brilho mais intenso e, portanto, possa ser usado em ambientes claros. Então se a sua sala não tem cortinas, ou se você quer ter uma TV legal na varanda, por exemplo, o LCD é a melhor opção.

O Plasma, por sua vez, também tem três pequenas lâmpadas que fazem o tal gás brilhar. A diferença é que ao invés de ter a luz bloqueada para compor a cor certa, o Plasma se apaga completamente. Isso proporciona um contraste melhor, com uma cor preta muito mais intensa. Como o seu brilho não é tão forte, o Plasma é mais recomendado para locais em que você possa, caso sinta necessidade, apagar as luzes ou fechar as cortinas.
Já para aqueles que gostam de videogame, as duas tecnologias aceitam muito bem os jogos de última geração. A única restrição é para os primeiros modelos de TV, tanto Plasma quanto LCD, que tinham tempo de resposta de até 16ms. Isso acabava causando borrões de imagem para cenas de maior ação. Só para ser ter uma idéia, as novas TVs de plasma têm tempo de resposta de apenas 0,001ms.

Sobre a resolução, é claro que quanto maior for a definição, melhor será a imagem, mas só se preocupe com isso se você já tiver TV à cabo digital, ou um conversor digital de alta definição, ou um tocador de discos Blu-Ray. Caso contrário, no seu DVD normal já vai dar pra sentir a diferença de ver filmes com muito mais qualidade.

IMPORTANTE: a sua TV nova só irá exibir aquilo que ela recebe. Em outras palavras, se a sua recepção de sinal é ruim, uma TV com maior qualidade só irá ressaltar esses defeitos. Mesmo com um bom sinal, como de TV à cabo, por exemplo, se a imagem que você recebe tem definição de 480 linhas, exibir essa imagem em uma tela com o dobro da definição irá causar a impressão de que a imagem ficou pior. Por isso, enquanto a TV digital não decola pra valer aqui no Brasil, tenha consciência de que sem um receptor digital a sua novela e o seu jogo de futebol da quarta à noite não vão ficar mais bonitos só porque você tem uma TV nova. Já se o seu negócio é ver filmes no DVD, aí sim vai ser fácil perceber a diferença e fazer valer cada centavo gasto na sua nova aquisição.


Nenhum comentário: