terça-feira, fevereiro 06, 2007

As mais loucas viagens de volta ao mundo!



De barco, de avião, de bicicleta e até a pé! Vale tudo para vencer o maior desafio de todos os viajantes: completar uma volta no planeta. Esse tipo de aventura rola há séculos. Mas nem sempre acaba bem...


A primeira vez a gente nunca esquece

Viajante: Fernão de Magalhães, navegador português
Grande Feito: Primeira volta ao mundo
Quanto Durou: 3 anos, entre 1519 e 1522
Meios de transporte: Uma esquadra de caravelas
Ponto de Partida: Sevilha, Espanha

Apesar de ser português, Fernão de Magalhães realizou seu maior feito navegando pela Coroa espanhola: ele partiu de Sevilha para dar a primeira volta ao mundo da história. A esquadra de caravelas montada por ele completou a aventura, mas o navegador só cumpriu metade do trajeto: em 1521, foi assassinado por nativos nas Filipinas. Além da morte de Magalhães, a viagem teve outros contratempos, com direito até a motim em uma das caravelas,que retornou para a Espanha ainda nos primeiros meses da jornada.
Só na viagem é que Fernão de Magalhães se deu conta da variação do tempo em diferentes regiões do planeta ou seja, o que conhecemos hoje como fusos horários.


O velho e o mar

Viajante: O canadense Joshua Slocum
Grande Feito: Primeiro velejador a dar a volta ao mundo sozinho
Quanto Durou: 3 anos, entre 1895 e 1898
Meios de transporte: Barco a vela
Ponto de Partida:Boston, Estados Unidos

Fernão de Magalhães já havia rodado o mundo de barco, mas com várias caravelas e dezenas de tripulantes. Joshua Slocum fez sua circunavegação sozinho. E a iniciou quando já tinha 51 anos, idade de um vovô para a época. Slocum usou um barco de pesca construído no início do século 19 e apenas reformado por ele. A embarcação não tinha motor, eletricidade, rádio...
Slocum velejou um total de 74 mil quilômetros sem sequer saber nadar... Em 1909, numa viagem entre a costa leste dos Estados Unidos e o Caribe, o barco do canadense desapareceu no mar. Somente em 1924 ele foi declarado oficialmente morto.


Nos rastros de Júlio Verne

Viajante: A americana Nellie Bly
Grande Feito: Primeira pessoa a dar a voltaao mundo em menos de 80 dias
Quanto Durou: 72 dias, 6 horas, 11 minutos e14 segundos, entre 1889 e 1890
Meios de transporte: Navio, trem e cavalo
Ponto de Partida:Nova York, Estados Unidos

Em 1873, o escritor francês Júlio Verne lançou o livro A Volta ao Mundo em 80 Dias e criou um desafio: seria mesmo possível dar uma volta ao mundo em tão pouco tempo? Coube a Nellie Bly, pseudônimo de Elizabeth Cochrane, repórter do jornal New York World, provar que sim. Com o apoio da publicação, ela iniciou a viagem tentando quebrar o recorde do livro. O jornal chegou a providenciar um trem especial no trecho final, entre São Francisco e Nova York, para a repórter concluir o roteiro a tempo.
Em uma das escalas da viagem, na França, Nellie Bly se encontrou com Júlio Verne, que 16 anos antes havia lançado o livro que inspirou sua aventura


Na base da pedalada

Viajante: O inglês Thomas Stevens
Grande Feito: Deu uma volta ao mundo de bicicleta
Quanto Durou: Quase três anos, entre 1884 e 1886
Meios de transporte: Além da bike, alguns trechos de navio, trem e até a pé
Ponto de Partida: São Francisco, Estados Unidos

A princípio, Stevens partiu de São Francisco com a idéia de pedalar "só" pelo continente americano, cruzando os Estados Unidos até Boston.
Ao chegar à costa leste, porém, resolveu esticar "um pouco" a aventura e, partindo de Nova York, pegou um navio para Liverpool, na Inglaterra. De lá, iniciou a volta ao mundo, atravessando a Europa e a Ásia até chegar ao Japão, de onde pegou outro navio que o levou de volta a São Francisco.
Durante a aventura, Stevens escreveu para revistas contando detalhes da viagem. Os relatos foram reunidos no livro Ao Redor do Mundo em uma Bicicleta.


Com o pé na estrada

Viajante: O americano David Kunst
Grande Feito: Primeiro homem a dara volta ao mundo a pé
Quanto Durou: Quatro anos, entre 1970 e 1974
Meios de transporte: Além dos próprios pés, aviões apenas para atravessar os oceanos
Ponto de Partida:Waseca (Minnesota), Estados Unidos

Disposto a ver seu nome publicado no Guinness, o "livro dos recordes", o americano David Kunst deixou a cidade de Waseca, no norte dos Estados Unidos, disposto a cruzar o mundo a pé. A grande aventura teve momentos trágicos. David fez metade do percurso em companhia de seu irmão, John. Mas, quando chegaram ao Afeganistão, em outubro de 1972, eles foram baleados por assaltantes. David ficou só ferido, mas John morreu. Mesmo após a tragédia, David continuou a caminhar, até completar a volta ao mundo, dois anos depois.David caminhou mais de 23 mil quilômetros e gastou 21 pares de sapatos.


Aventura em classe econômica

Viajante:O chinês Zhu Zhaorui
Grande Feito:Conseguiu dar uma volta ao mundo com só 3 mil dólares
Quanto Durou: 77 dias, em 2002
Meios de transporte: Avião
Ponto de Partida:Xangai, China

Tudo começou com um aposta. Um amigo do chinês Zhu Zhaorui duvidou que ele conseguisse dar uma volta ao mundo gastando apenas 3 mil dólares. E lá foi Zhu correr atrás das melhores ofertas de passagens aéreas... Ele acabou comprando um bilhete que permitia seis escalas ao redor do mundo, e ainda pagou um preço promocional: de 775 libras (hoje cerca de 3 100 reais) por 682 libras (2 800 reais). Após 77 dias de viagem, passando por 24 países, Zhu gastou apenas 3 305 dólares, ou cerca de 7 200 reais.

Além de gastar pouco, Zhu ainda lucrou. Após a viagem, ele publicou o livro Ao Redor do Mundo com US$ 3 000,00. Em seis meses, foram vendidos mais de 200 mil exemplares!
Os americanos Lowel Smith, Erik Nelson, Frederick Martin e Leigh Wade


Pelo Alto e Avante

Viajante:Primeira volta ao mundo em um avião
Grande Feito:175 dias, em 1924
Quanto Durou: 77 dias, em 2002
Meios de transporte: Quatro aviões apelidados de Seattle,Chicago, Boston e New Orleans
Ponto de Partida:Seattle, Estados Unidos

Para chamar a atenção da opinião pública na década de 1920, a novata Força Aérea dos Estados Unidos teve a idéia de organizar uma inédita volta ao mundo com aviões. Como na época as máquinas eram frágeis, foram preparados quatro aviões para tentar completar a missão. Dois aviões tiveram problemas: o de Frederick Martin (Seattle), ainda na saída do continente americano, e o de Leigh Wade (Boston), já nos trechos finais. Só Lowel Smith (Chicago) e Erik Nelson (New Orleans) completaram a missão após 175 dias de vôo.
Motores extras, peças de reposição e combustível foram despachados para algumas
das 72 escalas feitas pelos aviões. No total, foram sobrevoados 28 países.


Balão Mágico


Viajante:O suíço Bertrand Piccard e o inglês Brian Jones
Grande Feito:Primeira volta ao mundo em um balão
Quanto Durou: 20 dias, em 1999
Meios de transporte:O balão Breitling Orbiter 3
Ponto de Partida: Chateau d'Oex, Suíça

Foi preciso três tentativas até que Bertrand Piccard completasse sua volta ao mundo em um balão. Em 1997 e 1998, acompanhado do balonista Wim Verstraeten, ele teve que desistir no meio do caminho. Um novo parceiro, Brian Jones, trouxe mais sorte em março de 1999. Eles completaram o desafio voando a altitudes que chegavam a 11 mil metros e sem nenhuma escala, o que fez da aventura o vôo mais longo da história da aviação em duração e distância.
Bertrand é neto de Auguste Piccard que, usando um balão, foi a primeira pessoa a atingir
a estratosfera camada da atmosfera cerca de 50 quilômetros acima do nível do mar.


Navegador Moderno

Viajante:Você
Grande Feito:Primeira volta ao mundo sem precisar sair de casa!
Quanto Durou:O tempo que você quiser
Meios de transporte:A internet
Ponto de Partida: Seu computador

Ok, não é a mesma coisa que fazer as malas e pegar um avião, mas a viagem de volta ao mundo criada pelo americano Thomas Rene não poderia ficar de fora desta lista devido à criatividade. Ele criou um site, o Tommy's List of Live Cam Worldwide
(http://www.rt66.com/~ozone/cam.htm), que tem uma série de links para webcams espalhadas pelo planeta e atualizadas em questão de segundos. Ou seja, com um clique no mouse, você visita ao vivo cidades na Europa, no Canadá, na Austrália...
O problema do site é que nem todos os links estão funcionando. No Brasil, por exemplo, só funcionam as webcams que mostram ruas do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: